domingo, 9 de fevereiro de 2014

Balada em Praga - último post sobre a viagem

Perguntei ao recepcionista do hotel onde poderia ir sozinha, num sábado à noite. Ele me mostrou o mapa do centro da cidade e delineou um caminho: “Essa é uma rua com vários bares, vá andando e vai encontrar algum lugar”. OK, me arrumei e saí com a cara e a coragem.

Andando pela tal rua, avistei um grupo animado que se dirigia a uma portinha. Sem pensar, apressei o passo e me juntei a eles. Desceram uma escadaria e fui atrás, livrando-me da assustadora sensação de adentrar um bar sozinha, à noite, sendo mulher, em uma cidade estranha.

O bar era amplo, estava cheio e uma banda ótima tocava covers de rock. O vocalista, com voz gutural, lembrava O Coisa do Quarteto Fantástico, e mandava muito bem cantando sucessos do U2, Oasis, Pearl Jam, Guns and Roses.


Achei um lugar no balcão e pedi uma cerveja, mas logo me convidaram para uma mesa perto do palco, onde os ocupantes eram das mais variados nacionalidades: Nigéria, Japão, Espanha e... Bielorrússia. Este último, já tinha ouvido falar, mas não sabia que era um país (assim como a Macedônia, que vergonha). Depois fui conferir no mapa.

Terminei a noite dançando em meio a um grupo de mulheres na faixa dos 40 anos vestidas como colegiais. Eram cinco e não faço a menor ideia de porque estavam vestidas daquele jeito, porque não falo uma palavra de tcheco e elas não falavam inglês... Mas foram ótimas companhias.

A outra saída noturna foi um dia antes de ir embora e não quis repetir o lugar. Caminhei a esmo pela cidade até encontrar um bar que me pareceu bacana: posters irados nas paredes, música boa e alta. No subsolo, uma boate.

Me ajeitei no balcão e, dois minutos depois, o bar foi invadido por uma horda de jovens italianos. Cerca de 30 rindo, tagarelando. Queriam beber cerveja e o dono do bar exigiu os documentos de todos como prova de que eram maiores de idade. Em pouco tempo uma pilha de passaportes for erguida bem ao meu lado.

Finda a inspeção, o dono do bar chamou um ajudante para tirar chope para todo mundo. O balcão ficou coberto de canecos e os jovens queriam tirar fotos, até o dono do bar embarcou na brincadeira, mostrando o muque após tirar tanto chope. Menos de meia hora depois, tão rápido quanto havia chegado, o grupo desapareceu na boate no subsolo.

Permaneci ainda algum tempo observando as pessoas no bar, curtindo a música, depois também me fui, pois as férias haviam terminando e era hora de voltar para casa.

Nenhum comentário: