sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Ação entre amigos - Reveillón em Paraty

A dica era do meu amigo Ricardo, que mora em Paraty: “Quando chegar à praia, tenta reunir um grupo de pessoas para dividir um barco e ir ao Saco do Mamanguá” OK!

No dia 29 de dezembro, saímos de Paraty às 11h da manhã e fomos a Paraty Mirim, praia de águas calmas a 40 minutos da cidade histórica. Tempo nublado, feio, mas sem chuva. Chegando lá, fui logo abordada por um barqueiro. Valor do passeio: R$ 120,00.

Encontrei uma família grande, 5 pessoas, e convidei a dividir com a gente. Toparam! Mas no que eu fui nadar, atravessar o rio – água gelada! – e voltei, a notícia:

- Olha, aquela família que tinha combinado com a senhora já foi.

- Como assim, já foi?

- Não quiseram esperar e foram.

Como diz o meu namorado: “Falsos!”

Comecei novamente do zero: abordar as pessoas na praia – não eram muitas –, explicar o que é o Saco do Mamanguá – um fiorde brasileiro, um braço de mar terra adentro, cercado de montanhas e floresta por todos os lados –, dizer o valor etc.

Um jovem professor de educação física, acompanhado da sobrinha de 20 anos e do filho pequeno aceitou, animadíssimo. Uma família de cearenses e paraibanos residentes em São Paulo – 6 adultos e uma criança – também. Éramos 13.

- Ah, minha senhora, o meu barco não agüenta. Só tem lugar pra 12!

Fomos atrás do Seu Ademir, que estava tomando uma cerveja em um bar sabe-se lá onde, dono de um barco com capacidade para 15 pessoas. Mas o valor aumentou: R$ R$ 150,00, e isso deu início a nova rodada de negociações.

Moral da história: o barco partiu quase às quatro da tarde, todo mundo sem almoçar, o céu parecendo que ia desabar nas nossas cabeças, de tão escuro. Mas eram tantas as risadas, tanta a vontade de viajar – a essa altura mais pela alegria e a novidade daquela ação entre amigos recentes e tão diferentes – que lá fomos nós...

E sabe que a chuva não caiu? Esperou a gente ir e voltar: 3 horas de passeio com direito a parada em uma aldeia de pescadores para comer batatinha frita com coca-cola.

Chegamos de volta em Paraty Mirim quase às sete da noite, tudo escuro, um frio!... Mas todo mundo feliz e com as bochechas doendo de tanto rir e sorrir.

Abaixo, a melhor turma do Ano Novo em Paraty. Seu Ademir à esquerda, de camisa branca.

10 comentários:

Clayton disse...

Espetacular, Sensacional ! Só mesmo o Brasil para nos proporcionar essa miscigenação, foi muito bom conhecer essa turma e poder fazer um passeio excelente e exuberante em um lugar magnífico como o saco do Mamanguá, obrigado pela experiência, que todos tenham um 2012 com muita Saúde, AMOR e PAZ, abraços e bjos...

Clayton disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Viagem INESQUECÍVEL, foi um enorme prazer conhecer cada pessoa que estava presente naquele passeio tao maravilhoso, e um prazer ainda maior foi conhecer você Valeria Martins juntamente com seus filhos Gabriel e Clarissa.
Este passeio foi excelente!!!
Conhecemos diversas pessoas, cada uma com seu jeitinho amigável de ser.
Só tenho que agradecer por ter feito amizades e conhecido pessoas como vocês.
Muito Obrigada pelo passeio inesquecível!
Beijos ^.^

Feliz 2012 \0/

Anônimo disse...

Obs.: essa de cima sou eu


Dayane Franciele

Blog Luz por Roberta Maia disse...

Viagem linda, adorei!!!

FELIZ 2012!!
Lindo Fim de Semana!!!

Moda Trash disse...

Que delícia, Valéria! Até eu que não fui na viagem me empolguei, rsrsrs
Mas as melhores coisas acontecem assim, quando são espontâneas. Não há resultado que se iguale a isso.
Bjkassssss

Mônica disse...

Valeria
A mamae esta melhorando mas a quantidade de dia de antibiotico é 14 então acho que nao dara para ela sair dia 10. Mas estamos aguardando a terça feira.
Andrea perguntou aos meus irmãos se o ano que vem nao passaremos o fim de ano em Parati. Todos concordaram . Vou querer fazer este passeio que fizeram.
Me fez lembrar de outro passeio no Pará. Em esqueci o nome da cidade, que horror, a terra da Dias Paes.
Fui com meu amigo padre e sua irmã. Ele queria me mostrar as palafitas.Mas cadê barco? Ele viu que eu queria e procurou um pescador e fomos. Caiu uma chuva horrorosa. Minha amiga e a irmã dele ficaram morrendo de medo mas eu tranquila dizia que se morresse ali ia direto pro ceu pois padre Edir nos protegeria . E tambem ele não era o representande de Jesus aqui na terra? Entao ele mesmo nos protegeria.
E foi o que aconteceu chegamos molhadas mas muito felizes por conhecer uma casa construida metade no rio e metade na terra.
Ficamos dois dias. E foi a ultima vez que ele viu seus avós.
Padre Edir ja é falecido ha muito tempo tambem. Caiu de um andaime no dia de Natal;.
com carinho sua amiga de verdade Monica

Anônimo disse...

Valéria, realmetne deve ter sido muito divertido e valeu o esforço.
Feliz 2012 atrasado.Marília

Anônimo disse...

Valéria, realmetne deve ter sido muito divertido e valeu o esforço.
Feliz 2012 atrasado.Marília

Helena Duarte disse...

Valéria minha linda, muito feliz por ver você feliz!!!
Um 2012 cheio de saúde, paz e realizações.
Xeros muitos!!!!