sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Cariocas e gaúchos

Sempre achei cariocas e gaúchos seres muito parecidos. São abertos a um bom papo com um desconhecido, têm sempre um sorriso no rosto e adoram pegar sol.

Após a Feira de Caxias do Sul fui visitar meus parentes em Porto Alegre - parte da minha família por parte de pai é de lá. Fomos beber chope no mercado municipal, emendamos nos bares da Cidade Baixa e na terça-feira de manhã, um lindo dia de feriado com céu azul límpido, fui passear no Parque da Redenção. É a praia dos gaúchos de Porto Alegre!

O parque é enorme e fica no centro da cidade. Parece que toda a população vai para lá: famílias inteiras fazendo piquenique, gente andando de bicicleta, uma área só para as brincadeiras com cachorros, todos correndo livremente e brincando de "pegar a bolinha". Tem também atrações como um minizôo com macacos, araras, jabutis e um pavão lindíssimo. Lagoa onde se anda de pedalinho com peixes e tartarugas enormes.

Uma manhã tão alegre e luminosa, com a alegria dos gaúchos me contagiando e me alegrando!

Voltei para casa cantarolando a velha música do Kleiton e Kledir, que o meu pai - gaúcho de Cruz Alta - adorava e cantarolava sempre.

Deu pra ti
Baixo astral
Vou pra Porto Alegre
Tchau!

Quando eu ando assim meio down
Vou pra Porto e bah! Tri legal
Coisas de magia, sei lá
Paralelo 30

Alô tchurma do Bonfim
As gurias tão tri a fim
Garopaba ou Bar João
Bela dona e chimarrão

Que saudade da Redenção
Do Fogaça e do Falcão
Cobertor de orelha pro frio
E a galera do Beira-Rio

Abaixo, o Parque da Redenção.




5 comentários:

Gerana Damulakis disse...

Também adoro esta música e adoro os gaúchos, tenho amigos e tenho uma prima de lá.
Mas, creio que os cariocas são mais parecidos com os baianos. Como ambos gostam de diversão!!!

figbatera disse...

Que beleza, amiga, o lugar é mesmo lindo!

Dri Andrade disse...

Que linda foto Valéria,
Coisa boa é viajar e estar com as pesssoas que gostamos.
Realmente cariocas e Gaúchos são bem parecidos nesses quesitos todos, sabem aproveitar o q há de bom na vida.

beijos e boa semana pra ti.

Carolina disse...

Puxa,Val se soubesse que estava por estas bandas tinha te oferecido um churrasco típico e de quebra,te conhecia. rsrsrs

bjão

Carolina disse...

Puxa,Val se soubesse que estava por estas bandas tinha te oferecido um churrasco típico e de quebra,te conhecia. rsrsrs

bjão