quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Como os escritores criam?



Todo mundo que gosta de escrever quer saber como os escritores criam. Porque é um trabalho solitário. Diferente do cineasta, que cria rodeado de gente. Diferente do cantor, que cria de frente para uma platéia. Diferente do pintor, que geralmente tem um modelo a sua frente. O escritor cria sentado em frente a um computador ou caderno. Todos dizem que é difícil, dificílimo. Mas como?

Para responder essas perguntas, saciar um pouco da nossa curiosidade e ao mesmo tempo nos inspirar, criei em parceria com o diretor do Laboratório Estação, David França Mendes, a série de encontros Como os escritores criam? Acontecerá na semana que vem e as inscrições estão abertas. Todas as informações estão no site: http://www.grupoestacao.com.br/laboratorio/

Aproveito para agradecer os comentários carinhosos para os posts recentes. É muito importante e reconfortante o apoio de vocês. Obrigada!

13 comentários:

Claudia Pimenta disse...

oi valéria! que ótima ideia! sucesso, querida! bjs!!!

Fred Matos disse...

Imagino que cada escritor tem um processo criativo próprio, mas claro que será divertido conhecer o de cada um dos que irão expor os seus.
Sucesso.
Beijos.

Drika disse...

Nossa, esses encontros serão deliciosos, com certeza! Quem sabe consigo aparecer?! Sucesso no empreendimento!(e quando digo sucesso, torço para ser muito prazeroso e te fazer muito bem!)

Babi Mello disse...

Valéria muito legal esse curso, já vou desejando muito sucesso.
bj!

Andressa Abraão disse...

Poxa! Gostaria de participar.Mas os horários...
De antemão,sucesso!!
espero que possamos conversar sobre esse assunto por aqui tb.bjos!

Pablo Lima disse...

vou tentar entrar nessa, lindona! prometo que tento!
bjoca!

Unknown disse...

Que legal. Todos querem saber mesmo. Bjuuuu

Arnaldo Heredia Gomes disse...

Ótima idéia, Valéria. Este é um tema que me instiga muito.

luciana pinsky disse...

Como Fred disse, cada um tem um método (ou a falta de...). Quando eu estava escrevendo "Sujeito oculto e demais graças do amo", ajudou-me muito a sugestão de uma amiga que entende muito de literatura. Ela me sugeriu que eu fizesse uma "biografia" dos personagens. Foi ótimo. Principalmente de Francisco.
Beijo,
Luciana

Érico Cordeiro disse...

Parabéns por mais uma empreitada, fadada ao sucesso.
A idéia é ótima. Qualquer atividade humana tem as suas "regras universais", aqueles códigos primários que fornecem o instrumental básico, embora a partir desse instrumental cada pessoa desenvolva o seu estilo próprio e use tais ferramentas da maneira mais conveniente.
O processo criativo não escapa a essa lógica e para escrever é necessário conhecer pelo menos os rudimentos da técnica.
Gostaria muito de poder participar, mas daqui de São Luís é impossível. Então, fico na torcida e espero que role uns posts sobre o curso (o caminho das pedras mesmo - rs, rs, rs).
Abraços!

Uma mãe em apuros! disse...

Amei a ideia e vou fazer de tudo pra ir.
bj

Uma mãe em apuros! disse...

Corringindo, não posso ir. Achei que era de 1 dia só, mas são 3 dias, fica complicado quando se mora em Vitória. Droga!! :(
bj

Fernandes. disse...

Deve ser interessante.
E como diz vencedor do Prêmio Nobel Literário, "Escrever não é apenas sentar à mesa consigo mesmo, é escutar o ruído do mundo".

Félicitations.