quinta-feira, 19 de março de 2009

Revista Zupi

Deslizando entre as bancadas da livraria Unibanco Arteplex, em Botafogo, chamou minha atenção uma foto muito maluca, em preto e branco, de um homem de costas levando um bebê pelado no cangote. Por um momento, parece que o bebê é a cabeça do homem. Fui fuxicar e descobri a revista Zupi, editada por uma turma de designers de São Paulo. Nunca tinha visto essa revista antes e foi uma agradabilíssima supresa.

Zupi é pouco maior que um gibi, feita de papel de excelente qualidade. Suas páginas mostram o trabalho de jovens artistas, escritórios de design, coletivos, e ainda há espaço para novos criadores. Estes devem mandar suas artes para a redação e, após avaliação, podem ser publicadas na seção Galeria. A edição 007 da revista dedica nada menos que 30 páginas a esses novos talentos.

E a foto do bebê? É do fotógrafo André Cypriano e faz parte do livro Rocinha (Ed. Senac São Paulo) dedicado à favela. Zupi exibe uma pequena amostra que me fez ir atrás da edição original. Entre as fotos mais incríveis, a de um menino negro só de shorts, sentado em uma escada estreita de cimento, segurado uma arma nas mãos. Será um revólver de brinquedo? Não sabemos. Mas o menino tem a dura feição de um homem. Não é mais criança, apesar do corpo franzino de uns 8 anos.

O site do André é chiquérrimo e exibe slide show com as duas fotos mencionadas no post e muitas outras: http://www.andrecypriano.com/.

Já o site da Zupi não faz jus à revista, poderia ser mais visual. Mas vale a pena uma xeretada. E depois, ir à caça nas livrarias. http://www.zupi.com.br/

4 comentários:

Pâmela disse...

Nossa, o fotógrafo é mesmo ótimo! E a foto do bebê nos ombros é mesmo fantástica! Adorei.
O site da revista é mesmo meio sem graça... E duvido que eu vá achá-la aqui no fim do mundo, então vou ficar sem conhecer mesmo, hehehe.
Beijos!

Anônimo disse...

Que máximo! Nunca vi essa revista aqui na loja, vou dar a dica. Mto boa essa capa... E ansiosa pro resultado do texto na segunda... hehehehe bjs!!

Arnaldo Heredia Gomes disse...

Valéria,

Sua amiga Márcia fez um comentário em meu blog, indicado por você. Por favor, avise a ela que escrevi um novo post inspirado (e motivado) por aquele comentário e que tem mais algumas dicas que podem lhe ser úteis.

Um beijo.

Andrea Nestrea disse...

a foto é linda!!!!!!!!!!!!! já conhecia!
bj