segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

That´s Rio de Janeiro

O domingo começou morno, frente fria saindo, céu nublado, nada pra fazer. Fui visitar minha mãe e no meio da tarde, as pessoas começaram a ligar.

É verão no Rio de Janeiro e o fluxo de gente vindo de fora é enorme.

De repente, aqui estava o casal de super-amigos que vive em São Paulo, ele israelense e ela maranhense de Barreirinhas (a porta de entrada dos Lençóis Maranhenses). Ele a trabalho, ciceroneando equipe de filmagem canadense, que veio para filmar documentário na Região dos Lagos.

- Qual é a boa?

Eu, carioca nascida e criada, moradora desde sempre, devo saber.

- Péra aí, vou fazer umas ligações e retorno já, já - respondo.

Em seguida, liga outra amiga. De Ouro Preto. A querida que me convida todos os anos ao Fórum das Letras também está por perto, com os filhos. Junto de mim, acompanhando a movimentação, outra amiga e comadre, carioca como eu, mas que mora em Campinas, com a mãe a tiracolo, nascida no Acre.

Ligo para o Espírito Santa, em Santa Teresa, onde outro querido, o fantabuloso DJ Zod (maranhense too!), toca aos domingos um lounge bacana. Não tenho dúvida: é pra lá que todos devem ir!!!

O bar é invadido por um batalhão de gente de todas as origens, sotaques e idiomas diferentes. Os canadenses não entendem nada, entreolham-se admirados. O israelense explica:

- That´s Rio de Janeiro.

Ficamos na varanda conversando, bebemos cerveja, saímos para passear, tomamos sorvete, voltamos, encerramos a conta, vamos para roda de samba que acaba de ser formar na esquina... Ufa! Uma delícia!

Mas chego em casa e vejo os jornais intactos, a pia cheia de louça, a gata miando com fome.

Tem seu preço morar no Rio de Janeiro.


16 comentários:

Babi Mello disse...

Rio de Janeiro... um dia pinto por ai, enquanto isso vou ouvindo histórias e admirando as belezas pela TV.

Claudia Pimenta disse...

oi valéria! esta é a delícia de morar nesta cidade! bjs!!!

Denise Egito disse...

Hahahaha. É, minha filha, tudo na vida tem seu lado positivo e negativo.
Beijos

Pablo Lima disse...

que preço! pago em dia!

Pâmela disse...

Ai, que dorzinha de cotovelo...

Uma mãe em apuros! disse...

Ah, eu estou meio lesada hoje, sem inspiração, me perdi no meio. Espírito Santo??? Santa Teresa???? Aqui mesmo ou santa teresa no rio???? Ai como estou confusa..rsrs

Tatiana disse...

adoro essa cidade

Adriana Calábria disse...

Só de imaginar, matei um pouquinho da saudade. Sou apaixonada pelo Rio, mas no momento a grana não me permite ir a lugar nenhum...
Bjssss

Adriana Calábria disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Márcia Régis disse...

Pô, que preço bom para tanta alegria: uma pia com louça e jornais intactos (nada que não pudesse ser resolvido numa chata de segunda-feira)... bjs!

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Valéria,
O melhor do programa era o "tantão" de amigos, não?
Beijos

Carolina disse...

Hummminveja... branca, viu?
Já é a boa morar no RJ!
bjos meus

Myself disse...

Visitei o Rio faz duas semanas e digo,é o lugar mais mágico e delicioso que já estive!
Cidade liiindaaa!!!

Beijos!!

Rosane Queiroz disse...

Nossa, só faltou eu nessa turma de visitantes!

Também quero!
beijos, RÔ

Ana Carolina disse...

Que legal!!! Também passei esse finde com amigos de Belzonte. O Rio dá uma canseiraaaaa....hahahahah!

beijos!

Anônimo disse...

Risos....