quinta-feira, 10 de abril de 2008

Filmes sobre relacionamento – 3º parte

Descobri que Lady Chatterley ainda não está disponível em DVD nacional, assim como o filme que vou comentar agora, Becoming Jane. A solução, então, é baixar da internet (um amigo baixa tudo, não aluga mais) ou buscar nas locadoras na área de estrangeiros. A locadora na qual aluguei os dois é a Animatrix (21-2294-9183), que tem uma ampla sessão "Área 1" (como chamam os estrangeiros).

O filme estrelado por Anne Hathaway (O diabo vestre Prada) e James McAvoy (O último rei da Escócia, Desejo e reparação) narra a história de amor entre a escritora inglesa Jane Austen e um jovem e impetuoso advogado na Inglaterra no século XIX. Apesar de ser ser vendido como comédia, o filme é na verdade um drama que mostra como a questão do dinheiro e a necessidade de conseguir um bom casamento influenciaram a vida da própria Jane, que posteriormente as reproduziu em seus livros.



Apesar de – e talvez justamente por isso – ser mais inteligente e articulada que suas irmãs, Jane Austen está começando a passar da idade de casar quando o jovem advogado Thomas Lefroy vai passar uma temporada na localidade interiorana onde ela vive. No início, a implicância é mútua, mas logo se transforma em amor. O problema é que Lefroy vem de uma família muito pobre e vive em completa dependência de um tio rico, Juíz em Londres, que o abriga e paga seus estudos. O velho não concorda com a união dos dois e o desfecho a partir daí tem tantas reviravoltas quanto a própria vida real.



Não vou contar o final, para não estragar o prazer de assisitr a essa belíssima produção inglesa. Mas sugiro que reflitam sobre a decisão de Jane, nos últimos minutos do filme, que determina todo o seu destino.

Vejam o trailer: http://video.movies.go.com/becomingjane/

Um comentário:

Anônimo disse...

prohibited civic mexico austell cataloguing feasibility isomorphic fictitious iipaper revisiting mlis
lolikneri havaqatsu