domingo, 23 de março de 2008

O significado da Páscoa


De uns anos para cá, quando o Natal se aproxima, algumas sábias pessoas tratam de alertar as outras: pensem menos em comprar presentes e mais no significado do Natal; evoquem o espírito do Natal, o Cristo que nasce, etc. Já fiz isso e é bem legal, faz surgir um sentido maior do que simplesmente encontrar a família – alguns parentes a gente só vê nessa época do ano, infelizmente ou felizmente, em muitos casos – ou gastar nossos parcos caraminguás comprando presentes para o marido, o filho, mas também lembrancinhas para o porteiro, a faxineira... A lista aumenta a cada ano! E o décimo terceiro, será que vai dar???
Nessa Páscoa, que tive a felicidade de passar em São Pedro da Serra (http://www.saopedrodaserra.tur.br/) em companhia dos meus filhos e de muitos amigos, resolvi pensar no significado dessa festa católica, que já foi pagã um dia. Antes da Igreja se apropriar dos rituais pagãos e "torcê-los" para servirem a sua doutrina, a Páscoa era a época do ano em que as antigas populações do heminsfério Norte celebravam a chegada da primavera, o renascimento da natureza após o longo e gelado inverno. Então, presenteavam uns aos outros com ovos pintados, simbolizando o que está oculto e ainda vai nascer, e elegeram o coelho como animal-símbolo da festa, por sua notória multiplicação e fertilidade.




Refletindo sobre isso, procurei trazer essa simbologia para a minha vida. Dizem que o ano no Brasil só começa depois da Semana Santa, não é mesmo? Pois agora é que as rodas da fortuna e da prosperidade vão começar a girar de verdade! É hora de sintonizar com o espírito da Páscoa, da multiplicação, da fertilidade, dos novos começos, das novas semeaduras, dos brotos verdes que surgirão debaixo da neve, da água doce que começará a degelar e a correr, da vida que renasce e se renova, eternamente!
Feliz Páscoa a todos!

Nenhum comentário: