terça-feira, 11 de março de 2008

O cineasta da Sessão da Tarde

O alemão Roland Emmerich é o único cineasta que ainda faz filmes como os que as pessoas da minha geração costumavam assistir na Sessão da Tarde. Sou fã dele: vibrei com o ataque de ETs em "Independence day", me diverti com o congelamento-relâmpago da Terra em "O dia depois de amanhã", ri muito com a fantasia exagerada de "10.000 a.C.", que acaba de chegar aos cinemas. Fui assistir com as crianças no primeiro fim de semana em cartaz e elas a-do-ra-ram!...
Esse filme mais recente é o que mais se aproxima do primeiro blockbuster que alçou Emmerich ao sucesso, "Stargate", sobre uma viagem ao futuro. Já "10.000 a.C." é uma viagem ao passado. Por volta da citada data, uma tribo que vive numa região gelada sofre com falta de comida. Uma caçada ao mamute, na primavera, revelará o novo líder da aldeia. A sequência da caçada, logo no início do filme, é de tirar o fôlego. O diretor conta que cada frame levava quase 24 horas para ficar pronto, a fim de criar um efeito natural para os movimentos e, principalmente, para os pêlos dos mamutes!!!
Mais adiante, o mocinho se depara com um tigre dente-de-sabre. Mas em vez de lutar com ele, interage com a fera, salvando-o de uma armadilha. O animal, em vez de atacá-lo, compreende a gentileza e vai embora sem lhe tocar um dedo, ou melhor, uma garra. É ou não é Sessão da Tarde???
Isso sem falar nos figurinos espalhafatosos, os diálogos hiper-enxutos (para não dizer superficiais), a profusão de viradas na trama, profecias que se revelam e se cumprem, elevando os protagonistas à condição de seres divinos.
Críticos e cinéfilos mais rigorosos torcem o nariz, mas aí é que está a graça. Os filmes de Emmerich são uma brincadeira luxuosa como os parques da Disney. Ele nos convida a esquecer de tudo e mergulhar na fantasia. Se conseguimos fazer isso, temos diversão garantida. Mas não pode ter perconceito!
Quem tiver filhos com idades entre 7 e 13 anos, pode assistir sem susto. Não há grandes violências, nem sangue escorrendo, nem cabeças rolando. Mas, sim, imagens maravilhosas de mamutes e tigres dente-de-sabre em seu esplendor, lições de solidariedade e união, e um herói que luta para salvar seu povo e sua amada ao mesmo tempo.
Não esqueça a pipoca e boa viagem à pré-história!!!
(Aguardarei os comentários de quem se aventurar...)

Nenhum comentário: